O amadurecimento do Ser é um processo natural e inerente a toda criatura, ainda que, em muitos casos, se manifeste por meio de simples convites que a vida oferece, especialmente para aqueles que se impõem, quando necessário.
Tudo está regido por uma lei de harmonia, e, em nossa jornada rumo a uma consciência maior, precisamos de um combustível que nos permita avançar. Quanto maior for a potência desse combustível, mais evidente será o nosso progresso.
No entanto, avançar, conforme aqui será exposto, não significa apenas seguir em frente. Muitas vezes, será necessário retornar aos pontos iniciais de nossa evolução, sem que, contudo, voltemos a agir como o “velho homem”.
Compreender que a evolução é, antes de tudo, um exercício de perseverança nos torna mais fortes e preparados para aproveitar as oportunidades diárias. A convicção é o que precisamos para enfrentar as fraquezas que surgem, como sempre surgem, das profundezas da nossa alma, para que possam ser superadas.
Não há ninguém que busque os estados mais elevados da essência humana, aos quais todos pertencemos, que não precise, em algum momento, superar as deficiências dos estágios inferiores de sua jornada. Todos são convidados — jamais forçados — a realizar trabalhos, muitas vezes sacrificantes, nesta dimensão. E felizes serão aqueles que vencem com o amor que já experimentaram da essência pura, pois somente com o amor serão capazes de enfrentar os desafios do novo mergulho na matéria.
Meus amigos, que possamos atender a esses convites singelos, abrindo nossos corações. Que, ao avançarmos um passo, possamos usar as novas lições para corrigir os erros do passado, mesmo que isso signifique mexer em feridas profundas que nos afligiram. Não será fácil, mas a recompensa será algo que não conseguimos sequer imaginar, e evitaremos que a dor se repita em um futuro próximo.
Quando aprendermos a importância do perdão, perdoemos. Quando for a hora de ajudar, ajudemos. Quando for preciso instruir, instruamos. E, ao compreendermos o que realmente significa o Amor, amemos de verdade, sem distinção, até mesmo aqueles que não nos querem bem. Isso quebrará todas as amarras inferiores, abrindo as portas para uma grande alegria que se consolidará em nossa essência imortal.
Este exercício é de um valor imensurável!
Muita Paz!
Daniel d’Assis
Nenhum comentário:
Postar um comentário